veja melhor
 

Idade e visão

A evolução da acuidade visual

À medida que se envelhece, a capacidade física diminui. O mesmo acontece com os olhos.

À medida que se envelhece a acuidade visual decresce progressivamente, na medida em que a elasticidade dos olhos se reduz.

Porém, só a partir dos quarenta anos de idade é que esta evolução se torna perceptível: então, os pequenos detalhes começam a ser mais difíceis de ler e de perceber. A partir desta idade, as pessoas começam a perceber que têm que situar os livros e os jornais mais distantes para os poderem ler.

Como se pode compensar a evolução dos olhos com a idade

Dado que a capacidade de acomodação dos olhos varia de pessoa para pessoa, é conveniente fazer exames regulares com especialistas para avaliar a evolução de cada um.

De início, os óculos de correcção podem compensar a evolução da capacidade da visão.

Porém, há outras ajudas que, com o tempo, se revelam mais convenientes, como são as lentes de ampliação com luz. Estes recursos podem facilitar as tarefas diárias e evitar o stress da sensação de incapacidade.

Porque é importante contar com iluminação reforçada

Com a idade, a necessidade de luz exterior para permitir a visão é cada vez maior.

Por exemplo, um adulto de 60 anos necessita de 15 vezes mais de iluminação do que uma criança de 1o anos para conseguir a mesma acuidade visual.

 
Em consequência, os tradicionais óculos de leitura acabam por não ser suficientes para ajudar a leitura de pequenos pormenores de texto.

A solução está no uso de lentes de amplificação com iluminação, que restabelecem a acuidade visual.


Veja Melhor - Apoio pós cirúgico (c) 2015